Estamos empenhados em fortalecer e disseminar nossos propósitos, princípios e valores, contribuindo para os negócios com honestidade, integridade, responsabilidade, independência, visão de longo prazo e olhar atento aos impactos.
O conjunto de Controles e Documentos como o Código de Ética e de Conduta, Políticas Institucionais, Normas e Procedimentos Internos e Canal de Denúncia, contribuem para o compromisso de todos com o fortalecimento da cultura de Compliance, em especial com a prevenção e o combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, com tolerância zero à qualquer tipo de desvio de conduta.
O Código de Ética e de Conduta foi elaborado com base em nossa missão e valores e nos termos das legislações vigentes. Internamente, ele funciona como um referencial de conduta ética e moral para nortear as decisões, atitudes e ações de nossos funcionários, em qualquer nível hierárquico, enquanto, externamente, é usado para disciplinar os relacionamentos com os públicos de interesse que formam o nosso ambiente de atuação.
Código de Ética e de Conduta
Código de Ética para Parceiros e Fornecedores
A Política de Compliance visa estabelecer as principais diretrizes e responsabilidades relacionadas ao Programa de Compliance da uisa (“Companhia”), visando disseminar a cultura ética, de riscos e de conformidade e a prática por todos os níveis da Companhia, demonstrando a importância do atendimento aos normativos regulatórios, aos normativos internos e ao Código de Ética e de Conduta, para fins de gerenciamento dos riscos de conformidade e integridade, além de apresentar a estrutura da Área de Compliance.
Esta Política tem como objetivo de estabelecer diretrizes sobre o compromisso da Companhia em conduzir os seus negócios com transparência, integridade e em conformidade com as leis aplicáveis, prezando pela conduta baseada em princípios e valores éticos, onde quer que a uisa (“Companhia”) atue.
O objetivo da Política de Privacidade da uisa é definir e descrever os passos que a uisa segue para garantir que os requisitos da LGPD sejam cumpridos.
Esta Política tem como objetivo de estabelecer as regras e diretrizes a serem observadas pelos administradores, funcionários, Parceiros, Fornecedores e Terceiros que atuem em nome da uisa, quando em contato com qualquer Agente Público, de forma a mitigar o risco de ocorrência de atos ilícitos.
Estamos sempre atentos e buscando continuamente a forma mais eficiente de identificar desvios em relação ao nosso Código de Ética e Conduta, Políticas Internas e Legislações Vigentes. Para isso, dispomos de um Canal de Denúncias com intuito de ampliar e melhorar o atendimento, apuração e investigação dos relatos recebidos.
O Canal de Denúncias ativo e integrado à área de Compliance nos ajuda a detectar denúncias relacionadas a violações do nosso Código de Ética e Conduta, às nossas Políticas e Normas, bem como quaisquer informações acerca de eventual descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis. A finalidade é identificar, prevenir e controlar rapidamente quaisquer que sejam os tipos de riscos que serão analisados a cada denúncia relatada.
As comunicações com o canal de denúncias podem ser realizadas de maneira confidencial e anônima, caso o denunciante assim desejar, sendo garantido o anonimato e a proteção necessária à plena realização da denúncia.
A pessoa que denunciar, de boa-fé, uma violação ou suspeita de violação estará protegido contra quaisquer atos de retaliação, por parte da uisa.
Qualquer pessoa poderá denunciar pelos canais abaixo:
O prazo para que a denúncia registrada seja apurada e indicada eventual responsabilização depende do teor e da complexidade de cada denúncia. O denunciante sempre será informado, ao final, sobre a conclusão da denúncia, além de receber informações intermediárias sobre o tratamento. Também poderá acompanhar o andamento da denúncia por meio do protocolo individual e da senha informados no momento do registro da denúncia.
A conclusão e o andamento da denúncia podem ser consultados a qualquer momento no site do Canal de Denúncias. Para isso, é necessário ter em mãos o número do protocolo que é fornecido no registro da manifestação. Para que o processo investigativo tenha resultado satisfatório, os colaboradores e terceiros que enviarem comunicação devem fornecer todos os elementos que possuírem sobre os fatos relatados. Além disso, é importante que denunciantes participem da melhor forma possível dos atos eventualmente solicitados.
Todas as pessoas que tenham alguma demanda envolvendo nossas atividades.
O nosso Canal de Denúncias é uma forma de comunicação segura, e se desejada, anônima, onde você pode relatar quaisquer denúncias, alegações, suspeitas ou informações de violação do Código de Conduta Ética e Profissional da uisa.
Quaisquer denúncias, alegações, suspeitas ou informações podem ser anônimas. No entanto, as demandas anônimas serão passíveis de apuração apenas se os dados e informações forem suficientes para apuração e tomada de providências. Em todos os casos, ainda que as comunicações não sejam enviadas de forma anônima, a identidade do comunicante será mantida de forma confidencial em todos os atos que realizar para apurar o que foi relatado.
Contratamos uma empresa chamada Be Compliance, que é responsável pelos registros das comunicações feitos no Canal de Denúncias. É uma ferramenta independente, externa, sigilosa e imparcial que está disponível para o público externo e interno. Todas as informações serão verificadas por nós, durante o processo de apuração, e tomaremos as ações necessárias, a nosso exclusivo critério.
No fiel cumprimento do nosso Código de Conduta e Ética Profissional, os canais de acesso poderão ser utilizados pelos funcionários e terceiros para realizarem, sempre de boa-fé, a denúncia de condutas inadequadas e desvios no cumprimento do Código de Conduta, como por exemplo: