Ética e Integridade

Sobre nós    Ética e Integridade

Estamos empenhados em fortalecer e disseminar nossos propósitos, princípios e valores, contribuindo para os negócios com honestidade, integridade, responsabilidade, independência, visão de longo prazo e olhar atento aos impactos.

O conjunto de Controles e Documentos como o Código de Ética e de Conduta, Políticas Institucionais, Normas e Procedimentos Internos e Canal de Denúncia, contribuem para o compromisso de todos com o fortalecimento da cultura de Compliance, em especial com a prevenção e o combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, com tolerância zero à qualquer tipo de desvio de conduta.

O Código de Ética e de Conduta foi elaborado com base em nossa missão e valores e nos termos das legislações vigentes. Internamente, ele funciona como um referencial de conduta ética e moral para nortear as decisões, atitudes e ações de nossos funcionários, em qualquer nível hierárquico, enquanto, externamente, é usado para disciplinar os relacionamentos com os públicos de interesse que formam o nosso ambiente de atuação.

Código de Ética e de Conduta

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Código de Ética para Parceiros e Fornecedores

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Na busca desta transformação, aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção , do Instituto Ethos. O Pacto reforça o nosso compromisso de combater e não tolerar a prática de corrupção em quaisquer de suas formas, enfatizando os pilares de ética e integridade da nossa cultura organizacional, e representando mais um avanço do nosso Programa de Compliance.

Políticas e Documentos Internos

Política de Compliance

A Política de Compliance visa estabelecer as principais diretrizes e responsabilidades relacionadas ao Programa de Compliance da uisa (“Companhia”), visando disseminar a cultura ética, de riscos e de conformidade e a prática por todos os níveis da Companhia, demonstrando a importância do atendimento aos normativos regulatórios, aos normativos internos e ao Código de Ética e de Conduta, para fins de gerenciamento dos riscos de conformidade e integridade, além de apresentar a estrutura da Área de Compliance.

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Política de Anticorrupção e Antissuborno

Esta Política tem como objetivo de estabelecer diretrizes sobre o compromisso da Companhia em conduzir os seus negócios com transparência, integridade e em conformidade com as leis aplicáveis, prezando pela conduta baseada em princípios e valores éticos, onde quer que a uisa (“Companhia”) atue.

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Política de Privacidade

O objetivo da Política de Privacidade da uisa é definir e descrever os passos que a uisa segue para garantir que os requisitos da LGPD sejam cumpridos.

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Política Relacionamento com Agente Público

Esta Política tem como objetivo de estabelecer as regras e diretrizes a serem observadas pelos administradores, funcionários, Parceiros, Fornecedores e Terceiros que atuem em nome da uisa, quando em contato com qualquer Agente Público, de forma a mitigar o risco de ocorrência de atos ilícitos.

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Canal de Denúncias

Estamos sempre atentos e buscando continuamente a forma mais eficiente de identificar desvios em relação ao nosso Código de Ética e Conduta, Políticas Internas e Legislações  Vigentes. Para isso, dispomos de um Canal de Denúncias com intuito de ampliar e melhorar o atendimento, apuração e investigação dos relatos recebidos.

O Canal de Denúncias ativo e integrado à área de Compliance nos ajuda a detectar denúncias relacionadas a violações do nosso Código de Ética e Conduta, às nossas Políticas e Normas, bem como quaisquer informações acerca de eventual descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis. A finalidade é identificar, prevenir e controlar rapidamente quaisquer que sejam os tipos de riscos que serão analisados a cada denúncia relatada.

As comunicações com o canal de denúncias podem ser realizadas de maneira confidencial e anônima, caso o denunciante assim desejar, sendo garantido o anonimato e a proteção necessária à plena realização da denúncia.

A pessoa que denunciar, de boa-fé, uma violação ou suspeita de violação estará protegido contra quaisquer atos de retaliação, por parte da uisa.

Qualquer pessoa poderá denunciar pelos canais abaixo:

Acesse o nosso canal on-line
Telefone: 0800-882-1111
À area de Compliance

Perguntas Frequentes

Em quanto tempo uma denúncia é apurada?

O prazo para que a denúncia registrada seja apurada e indicada eventual responsabilização depende do teor e da complexidade de cada denúncia. O denunciante sempre será informado, ao final, sobre a conclusão da denúncia, além de receber informações intermediárias sobre o tratamento. Também poderá acompanhar o andamento da denúncia por meio do protocolo individual e da senha informados no momento do registro da denúncia. 

Como acompanhar a situação (status) da denúncia?

A conclusão e o andamento da denúncia podem ser consultados a qualquer momento no site do Canal de Denúncias. Para isso, é necessário ter em mãos o número do protocolo que é fornecido no registro da manifestação. Para que o processo investigativo tenha resultado satisfatório, os colaboradores e terceiros que enviarem comunicação devem fornecer todos os elementos que possuírem sobre os fatos relatados. Além disso, é importante que denunciantes participem da melhor forma possível dos atos eventualmente solicitados.

Quem pode utilizar o Canal de Denúncias?

Todas as pessoas que tenham alguma demanda envolvendo nossas atividades.

O que é o Canal de Denúncias da uisa?

O nosso Canal de Denúncias é uma forma de comunicação segura, e se desejada, anônima, onde você pode relatar quaisquer denúncias, alegações, suspeitas ou informações de violação do Código de Conduta Ética e Profissional da uisa.

É necessário se identificar para registrar uma denúncia?

Quaisquer denúncias, alegações, suspeitas ou informações podem ser anônimas. No entanto, as demandas anônimas serão passíveis de apuração apenas se os dados e informações forem suficientes para apuração e tomada de providências. Em todos os casos, ainda que as comunicações não sejam enviadas de forma anônima, a identidade do comunicante será mantida de forma confidencial em todos os atos que realizar para apurar o que foi relatado.

Quem é responsável pelo Canal de Denúncias?

Contratamos uma empresa chamada Be Compliance, que é responsável pelos registros das comunicações feitos no Canal de Denúncias. É uma ferramenta independente, externa, sigilosa e imparcial que está disponível para o público externo e interno. Todas as informações serão verificadas por nós, durante o processo de apuração, e tomaremos as ações necessárias, a nosso exclusivo critério.

O que pode ser denunciado?

No fiel cumprimento do nosso Código de Conduta e Ética Profissional, os canais de acesso poderão ser utilizados pelos funcionários e terceiros para realizarem, sempre de boa-fé, a denúncia de condutas inadequadas e desvios no cumprimento do Código de Conduta, como por exemplo:

  • • Roubo de bens ou de informações da empresa;
  • • Acordos suspeitos com fornecedores ou clientes;
  • • Uso inadequado ou irregular de nossas instalações e bens;
  • • Difamação de nosso nome ou da imagem, dos colaboradores, acionistas e demais parceiros;
  • • Pagamento ou recebimento de suborno ou propina, ou, ainda, de presentes, brindes, entretenimento ou hospitalidade como forma de corrupção;
  • • Falsificação ou adulteração de documentos;
  • • Prática de atividades anticoncorrenciais em qualquer dos negócios, licitações, contratos, etc;
  • • Utilização de nossos sistemas e canais de comunicação para a divulgação de quaisquer conteúdos ofensivos, como trotes, boatos, pornografia ou outras formas de discriminação;
  • • Falhas de segurança ou de controles internos;
  • • Qualquer forma de falsificação de dados e plágio;
  • • Quaisquer outras violações das boas práticas de trabalho e do adequado clima organizacional. Discriminação de qualquer tipo - religiosa, social, racial, sexual, política, educacional, cultural - ou qualquer outro fator que agrida a individualidade humana.

Qual as vantagens e benefícios de um Canal de Denúncias?

  • • Combate e redução significativa de fraudes e más práticas;
  • • Imagem positiva perante o mercado;
  • • Transparência da gestão;
  • • Identifica e reduz os riscos do nosso negócio;
  • • Melhora o ambiente de trabalho;
  • • Fortalece os sistemas de monitoramento e controles;
  • • Maximiza os lucros;
  • • Reduz o passivo judicial;
  • • Repudiar o trabalho infantil;
  • • Trabalhar com produtos e práticas de fabricação que visem eliminar e/ ou minimizar o impacto ambiental;
  • • Assegura o cumprimento de leis e regulamentos.